Educação Ambiental é um termo composto. Composto de duas palavras que, por si só, já possuem um amplo significado: educação e ambiental, que deriva de ambiente. A educação é uma ferramenta, inventada pelo Homem, utilizada para melhorar e auxiliar nas relações, almejando um convívio saudável entre as pessoas. Ambiente é tudo o que está ao redor. É o local onde as pessoas praticam (ou deixam de praticar) a educação. Porém, ambiente não é uma palavra cujo sentido se restringe ao Homem. Há os ditos "ambiente natural" e "ambiente construído" (que na minha opinião, não deixa de ser um ambiente natural, já que o Homem, que o constrói, faz parte da natureza). O termo Educação Ambiental também é composto de um amplo significado, que vem sendo debatido, pensado, estudado e construído.
Educação Ambiental é uma área que está sendo moldada, mas que, ao mesmo tempo, não possui um molde específico. É um conceito que abrange diversas disciplinas, tendo um amplo alcance, desde questões mais particulares até questões que influenciam globalmente.
Além de ser um termo composto, é um termo - que pretende ser - concreto. Concretizar e repassar as ações de Educação Ambiental são o intuito dos que trabalham nessa área. Mas no que consistem essas ações?
As ações de Educação Ambiental visam melhorar a qualidade de vida da população, adequar as relações entre elas e o ambiente no qual vivem, diminuindo ao máximo os impactos ambientais e os impactos na vida das pessoas.
Posso dizer que me identifico com a área, já que acho importante esse ato de, antes de tudo, informar. Informar sobre porque não se pode fazer ou deixar de fazer algo, por exemplo, ao invés de apenas repreender, tendo em vista que a informação caminha lado a lado com a educação.
Julia P. de Oliveira
Nenhum comentário:
Postar um comentário