Turma 1


   

Nome: Julia P. de Oliveira
Idade: 18 anos

    Mora em Ribeirão Preto e esta cursando o primeiro ano do curso de Ciências Biológicas na USP-RP.
Tema gerador do trabalho: Biodiversidade





      Educação Ambiental é um termo composto. Composto de duas palavras que, por si só, já possuem um amplo significado: educação e ambiental, que deriva de ambiente. A educação é uma ferramenta, inventada pelo Homem, utilizada para melhorar e auxiliar nas relações, almejando um convívio saudável entre as pessoas. Ambiente é tudo o que está ao redor. É o local onde as pessoas praticam (ou deixam de praticar) a educação. Porém, ambiente não é uma palavra cujo sentido se restringe ao Homem. Há os ditos "ambiente natural" e "ambiente construído" (que na minha opinião, não deixa de ser um ambiente natural, já que o Homem, que o constrói, faz parte da natureza). O termo Educação Ambiental também é composto de um amplo significado, que vem sendo debatido, pensado, estudado e construído.
      Educação Ambiental é uma área que está sendo moldada, mas que, ao mesmo tempo, não possui um molde específico. É um conceito que abrange diversas disciplinas, tendo um amplo alcance, desde questões mais particulares até questões que influenciam globalmente.
      Além de ser um termo composto, é um termo - que pretende ser - concreto. Concretizar e repassar as ações de Educação Ambiental são o intuito dos que trabalham nessa área. Mas no que consistem essas ações? 
     As ações de Educação Ambiental visam melhorar a qualidade de vida da população, adequar as relações entre elas e o ambiente no qual vivem, diminuindo ao máximo os impactos ambientais e os impactos na vida das pessoas.
      Posso dizer que me identifico com a área, já que acho importante esse ato de, antes de tudo, informar. Informar sobre porque não se pode fazer ou deixar de fazer algo, por exemplo, ao invés de apenas repreender, tendo em vista que a informação caminha lado a lado com a educação. 

Julia Pimenta de Oliveira




Nome: Gabriela Cristina Sganerla
Idade: 21 anos

Mora em Ribeirão Preto mas é natural de São Paulo. Esta cursando o primeiro ano do curso de Ciências Biológicas na USP-RP.
Tema gerador do trabalho: Biodiversidade






                                            EA x Narcisismo
                A vida, de uma forma simplista, é composta e estabelecida por relações, não sendo um fator isolado, mas uma soma de diversos elementos que interagem entre si formando uma rede complexa. Os animais - não separando o homem de ser caracterizado como pertencente a esse reino, pois muitas vezes é excluído por nós de maneira inconsciente do mundo animal, devido à falsa idéia de ser merecedor de destaque especial - e as plantas interagem entre si, e estes interagem com o meio. Essas interações desenvolvem relações específicas, assim denota-se uma interdependência entre todas as peças dessa rede natural. Ou seja, o meio ambiente, no qual estamos inseridos, mostra-se como um alvo importante a ser analisado e estimado, com o fim de ser preservado.
                Hoje, pôde-se concluir que os seres humanos, se comparados com o restante das espécies existentes, são, em número, de pequena significância. Porém, apesar de tal pequenez em relação às outras espécies, o homem tem degradado significativamente o ambiente que o cerca para benefício próprio, destruindo espécies que são vitais para os ecossistemas do qual ele mesmo depende para a própria sobrevivência.
                Neste quadro preocupante, constitui-se a Educação Ambiental, como uma forma abrangente de educação que visa atingir todos os cidadãos procurando desenvolver uma consciência crítica, tanto sobre a problemática ambiental como sobre diversos outros assuntos que nos são expostos na rotina e não paramos para pensar. Além disso, a EA mostra-se como sendo uma área multidisciplinar, dotando-a de características singulares, já que diversas áreas do conhecimento se unem, dando as suas diferentes contribuições, com o propósito de informar a população a respeito do dano grave – muitas vezes irreversível- que a ambição humana está acarretando ao ambiente, com o fim de construir pessoas que prezem pelo nosso bem natural, e com isso, também tentar remediar os danos já causados.
                Na sociedade capitalista em que vivemos, a competição nos sufoca e o foco da nossa vida é totalmente direcionado para o nós mesmos. Preocupamos-nos em sermos os melhores estudantes para estudarmos na universidade mais renomada, termos o melhor emprego para ganharmos muito dinheiro e satisfazer todos os nossos desejos egoístas, ou seja, grande parte do que pesamos, almejamos e estimamos é baseado no “eu”.  Esse individualismo excessivo é inerente ao ser humano e é descrito desde muito tempo, como foi feito pelos gregos através do mito de Narciso, simbolizando a vaidade e o culto à própria imagem. Com isso, surgiu o termo “narcisismo”, que caracteriza bem a tendência da nossa sociedade.  Por causa dessa realidade inconscientemente presente em muitos de nós, eu acho que a EA é muito importante, pois ela faz com que o foco inteiramente voltado para o nosso eu, seja direcionado também, para outras questões que transpassam o nosso umbigo. Leva-nos a pensar que o egoísmo tem levado o homem a depredar o meio ambiente de uma maneira extrema e imprópria, e que a natureza, além do seu valor econômico, possui o seu valor intrínseco.

Gabriela Cristina Sganzerla 




Nome: Livia Maria Michelassi Da Silva
Idade: 20 anos

Mora em Ribeirão Preto .
Esta cursando o primeiro ano do curso de Ciências Biológicas na USP-RP.
Tema gerador do trabalho: resíduos






                         Minhas reflexões sobre EA

     A Educação ambiental, como eu a entendo, é uma areá do conhecimento que auxilia na formação de cidadãos assim como todas as outras áreas, porém tem a intensão principal de fazer com que cada individuo olhe, pense criticamente e seja capaz de compreender : como se dão as relações (econômicas,politicas,socias e etc...) entre o ser humano, o ambiente em que vive, seja ele natural ou criado ( artificial ou alterado),e a sociedade como um todo. Assim esperasse que cada pessoa seja capaz de auxiliar na resolução de problemas que estão diretamente relacionados como o seu cotidiano, podendo eles ser ambientais, ou mesmo políticos. Sendo então a EA uma interface entre as ciências naturais e humanas e que pode ser a área de atuação de diferentes profissionais.
     Os estudos em EA são importantes, pois é preciso buscar formas de se fazer com que os pensamentos e as reflexões produzidos por essa áreas possam ser colocados em prática, através ações concretas e possam transformar a sociedade. Mas mesmo assim a EA não é capaz de atuar sozinha na busca pela transformação do coltivo é preciso que ela atue em conjunto com a educação básica, com os formadores de opinião, com a imprensa e os profissionais dessas áreas.
     Eu me identifico com a proposta da Educação Ambiental,mas acho que não seguiria essa área (pelo menos por enquanto) ou talvez fosse por um caminho mais prático (questão de gosto) na áreas de ecologia ou algo do tipo, mas entender sobre a EA e fazer reflexões sobre os temas que a cerca é muito interessante e ajuda a olhar as coisas por outro ângulo....

                                                         Lívia Maria M. da Silva 
                                               





Nome: Vanessa Elisa Pinheiro
 Idade: 18 anos

Mora em Ribeirão Preto mas é natural de Leme - SP. Esta cursando o primeiro ano do curso de Ciências Biológicas na USP-RP.
Tema gerador do trabalho: Água






Trabalhando com a Educação Ambiental

            Educação ambiental é a mobilização social em torno da conservação da natureza, que busca o equilíbrio entre o desenvolvimento social e condições ambientais estáveis.
            É através dessa participação e ideia social que instrumentos de ações ambientais são vistos, estudos, trabalhos e encontram inícios ou até completas soluções.
            O desenvolvimento tecnológico crescente nas últimas décadas acarreta uma degradação ambiental que hoje se apresenta como uma enorme crise social, econômica e política. Será com a EA que problemas de vários âmbitos (educativo, ambiental, social, etc) poderão desenvolver soluções pela participação dos cidadãos e da sociedade...
            Vejo ainda a EA como a problematização e a saída do caos atingido há poucos anos pela sociedade contemporânea tecnológica, e isso é algo complexo visto que o buraco é sempre muito mais em baixo do que imaginamos. Busco então, aprendendo sobre e refletindo com a Educação Ambiental, encontrar soluções viáveis  e pequenas de início para que a multiplicação de ideias e adesão destas por várias pessoas aumente o horizonte das proposições, as quais são a melhoria do estado do meio ambiente que engloba o nosso meio de vida.
Vanessa Elisa Pinheiro




Nome: Layara Luana Malvestio

Idade: 19 anos

Mora em Ribeirão Preto .
Esta cursando o primeiro ano do curso de 
Ciências Biológicas na USP-RP.
Tema gerador do trabalho: resíduos

                       


O indivíduo e a Educação Ambiental

   Infelizmente a Educação Ambiental não é de acesso a todos e a desinformação ou a falta de interesse pela mesma, de hoje contribui para que os objetivos almejados se distanciem, mas a EA através do trabalho com o individuo que passa a desenvolver senso critico, construindo novos valores sociais, possibilidades, conhecimentos e atitudes voltadas para a conservação do meio ambiente, com a prática da coletividade, se torna mais uma ferramenta que serve para interligar culturas, comportamentos e interesses de grupos sociais em busca de tais mudanças.
   E é neste momento onde a problemática ambiental é tão notada e o desenvolvimento sustentável é ansiado que vejo a importância da Educação ambiental, pois pode ser um dos movimentos socioambientais que temos dentro de uma instituição de ensino, que busca mobilizar indiretamente aquele que a permite, mesmo que seja apenas com pequenas mudanças de pensamentos. Não a vejo como uma maquina de solucionar problemas ou de fazer drásticas mudanças, mas sim como um pequeno pontapé para a transformação.
   Essas e outras razões me fazem acreditar na Educação ambiental, porque creio depender das pequenas melhorias, as grandes mudanças e ser possível uma melhor qualidade de vida com o que possuímos, se o individuo aprender a cuidar do coletivo (ambiente). 

Layara Luana Malvestio



  Nome: Fernanda Meneguzzo Beneduzi
  Idade: 25 anos
 
Mora em Ribeirão Preto mas é natural de  Aguaí, SP.
Está cursando último ano do curso de
 Ciências Biológicas na USP-RP.
Tema Gerador do trabalho: Água.



Educação Ambiental e Eu

      Educação Ambiental, para mim, é um processo de formação pessoal no qual o indivíduo compreende os processos naturais que acontecem no planeta, bem como as relações entre os seres vivos e o meio no qual vivem, se percebendo como um destes seres vivos. A educação ambiental nos leva a refletir sobre como está sendo a nossa postura perante o planeta, nos levando a escolher modos de vida e atitudes menos lesivas ao meio e à grande teia planetária, da qual somos parte. Trabalhar com Educação Ambiental é de extrema importância, principalmente nos tempos em que vivemos, de tantos abusos contra a natureza e sua capacidade de suporte, para propagarmos idéias e práticas de respeito à natureza, fazendo-a valer por seu valor intrínseco. Me identifico bastante com a proposta da EA. Trabalho principalmente com crianças, e me é fonte de imensa alegria presenciar o contato delas com mata, cachoeira, macacos, cotias, e perceber seu encantamento natural, que neste momento também se faz meu, pela natureza e pelas crianças.

                                                                                                                  Fernanda Meneguzzo Beneduzi



Nome: Renan Lopes Rodrigues
  Idade: 19 anos

Mora em Ribeirão Preto mas é natura de Jaú - SP.
 Esta cursando o primeiro ano do curso de
Ciências Biológicas na USP-RP.
Tema gerador do trabalho: Energia



Pensamentos sobre EA

        Depois de três meses lendo textos sobre EA, posso concluir que esta não é uma proposta com o qual me identifico. Digo isso pelo caráter educacional envolvido no processo, onde temos que, com uma visão científica acerca da melhoria do meio ambiente, transmitir informações e explicações de como trazer benefícios às pessoas afetadas por um problema ambiental ou as que o acarretam. O fato de ter que convencer alguém a mudar seus hábitos, algumas vezes gerados pelo capitalismo e outros pela falta de informação, é algo que não me agrada, algo que não tenho prazer em fazer. Mesmo assim não tiro a importância atrelada a essa ação, muito pelo contrário, até exalto as pessoas que se dedicam a isso, pois trabalhar com a cultura de uma determinada comunidade não é nada fácil!
        Falei, falei e falei, mas não disse o que a EA representa para mim. No meu ponto de vista, EA é o processo no qual uma informação é transmitida a uma determinada pessoa ou comunidade tendo em vista uma melhora para o meio ambiente, que seria as relações das plantas e animais com o meio e entre si, não descartando o ser humano. É por isso que a EA é tão importante, pois tenta buscar uma condição de vida melhor a todos os integrantes do meio afetado, cujo desequilíbrio poderia causar um impacto não local, mas global.

Renan Lopes Rodrigues




Nome: Sabrina Mara Tristão
Idade: 28 anos

Mora em Ribeirão Preto mas é natural de Belo Horizonte, MG.
Bacharel em Turismo, está cursando Ciências Biológicas na USP-RP.
Tema Gerador do trabalho: Energia




Educação Ambiental: uma quebra de paradigmas

Educação Ambiental é uma proposta integralizadora dos âmbitos que cercam a vida das pessoas com o objetivo de discuti-los e pensá-los, de forma a melhorar a relação do homem com o mundo, sustentavelmente. Daí está a importância de se trabalhar com E. A., pois até mesmo nas pequenas ações cotidianas as pessoas podem contribuir para uma vida melhor, seja em sua família, comunidade, cidade e assim por diante.
Dessa forma, me identifico com a proposta de E. A., pois acredito que é possível melhorar as condições sociais, econômicas e naturais que vivemos no presente para a busca de um futuro melhor, desde que cada cidadão se enxergue como parte integrante dos problemas ambientais atuais e faça a sua parte. Acredito que essa conscientização é capaz de quebrar paradigmas e é um dos instrumentos chaves da Educação Ambiental.
                                                                                    Sabrina Mara Tristão





Turma 01 de Educação Ambiental - 2011