Disciplina



      Por que cursamos EA?

         A curiosidade em aprender sobre Educação Ambiental foi a que nos motivou a cursar a disciplina. Acreditamos que a EA seja importante para obtermos o conhecimento sobre as condições da sociedade e, a partir disso,  ajudar a trazer propostas que amenizem e/ou melhorem os problemas acarretados pelo crescimento e desenvolvimento da humanidade.
         Apesar de todos nós cursarmos Ciências Biológicas, a EA não se restringe a apenas  nossa área de atuação, pois recebe contribuições e contribui com todas as áreas do conhecimento sendo interdisciplinar.
Sempre tivemos interesse em assuntos relacionados ao ambientalismo e as consequências do surgimento de tal movimento social. Porém, nunca havíamos refletido a respeito da profunda relação existente entre o ambientalismo e a educação, e como esta é base do desenvolvimento e disseminação do pensamento ambiental, caracterizado pelo senso crítico.
Num primeiro momento, tínhamos uma concepção limitada a respeito da disciplina e acreditávamos que iriamos fazer reflexões e discussões voltadas apenas para o ambiente natural. Entretanto, nos deparamos com um quadro mais complexo, pois o termo “ambiente” não se resume somente à natureza, mas a todo espaço cultural, social, político, entre outros.
Dessa forma, nossa expectativa com a EA para nossa formação é a de aplicação dos conhecimentos adquiridos em sala de aula para nossos futuros planos de ação, desde uma simples colaboração para mudanças comportamentais dos que estão próximos a uma ação mais complexa de um alcance mais abrangente.

O caminho...

O cronograma que seguimos durante a disciplina foi baseado numa linearidade de pensamentos com bases em leituras de textos da área com posteriores discussões e abrangências dos assuntos abordados.
                Primeiramente iniciamos discussões relacionadas ao que seria a Educação Ambiental tendo como suporte textos da área. A partir deles chegamos á ideia de que a EA é uma organização da sociedade em torno da conservação da natureza, moldando o movimento ambientalista, assim como um instrumento para envolver os cidadãos em ações ambientalistas corretas em busca de uma sociedade sustentável que tenha equilíbrio entre o desenvolvimento social com qualidade e as condições naturais de manutenção a vida.
                Após sabermos então com o que estávamos trabalhando, tratamos de várias discussões relacionadas a área como: sustentabilidade, desenvolvimento sustentável, sociedade, questões políticas dentre outros.
                Tivemos também durante a disciplina a proposta de desenvolvimento de um trabalho  sobre temas geradores, os quais foram: ENERGIA, ÁGUA, RESÍDUOS e BIODIVERSIDADE. E foram a partir dessas pesquisas que produzimos os textos relacionados aos temas geradores e também criamos as propostas para os problemas locais e por fim montamos os portfólios.