segunda-feira, dezembro 12, 2011

Mudanças físicas da água

ESSE TEXTO QUE SEGUE ABAIXO É PARA AQUELES QUE QUEREM APRENDER SOBRE AS MUDANÇAS FÍSICAS QUE OCORREM COM A ÁGUA DURANTE O CICLO HIDROLÓGICO... É MUITO INTERESSANTE, POIS VEMOS QUE COM A MUDANÇA DE TEMPERATURA A ÁGUA MUDA O SEU ESTADO FÍSICO!
Mudanças físicas da água:
A evaporação ocorre quando um líquido é aquecido através da ação do Sol ou de outro fator como, por exemplo, o aquecimento de água num fogão doméstico. Ao atingir determinada temperatura, que varia de acordo com o líquido, ocorre a transformação em vapor de água. Este vapor de água, que é invisível, mistura-se com o ar da atmosfera.

Portanto, a umidade do ar nada mais é do que as partículas de água, em forma de vapor, que respiramos em nosso cotidiano. Quando a umidade relativa do ar é baixa, as condições para a saúde humana ficam prejudicadas.
Condensação é uma das fases em que ocorre a transformação da matéria, do estado gasoso para o estado líquido. A condensação que normalmente ocorre quando o vapor é resfriado pode ocorrer em sistemas fechados com o vapor comprimido sendo que ambas as situações dependem somente do equilíbrio entre a pressão e temperatura.
Os sistemas de condensação são explorados nas refinarias em destilação e usados na transformação de energia em turbinas termoelétricas e na produção de frio criogenia .
Esse fenômeno pode ser observado também no dia-a-dia quando um copo de água gelado é cercado externamente por gotículas de água. Essas gotículas eram vapor de água que estavam no ar e que, ao serem resfriadas pela superfície gelada do copo, condensaram.
A precipitação:Em meteorologia, precipitação descreve qualquer tipo de fenómeno relacionado à queda de água do céu. Isso inclui neve, chuva e chuva de granizo. A precipitação é uma parte importante do ciclo hidrológico, sendo responsável por retornar a maior parte da água doce ao planeta.

Principais tipos

  • Chuva - queda de água no estado líquido. Pode ser classificada em:
    • Chuva convectiva - resultado da ascensão da umidade, que resfriada pela altitude, precipita-se.
    • Chuva orográficas ou de relevo - nuvens que deslocam-se horizontalmente, ao encontrarem um relevo montanhoso, ascendem e se resfriam, precipitando-se;
    • Chuva frontal - resulta do encontro de uma massa de ar frio com uma massa de ar quente.
  • Granizo: é a saraiva de maiores dimensões.
  • Neve: forma-se quando o arrefecimento da umidade é lento e há tempo de se formarem cristais.
  • Saraiva: forma-se quando o arrefecimento é brusco e inferior a 0 (°C).
A infiltração da água no solo é o processo pelo qual a água penetra no solo. A taxa na qual a água penetra no solo é variável com o tempo. Ela inicia com taxas altas no início e progressivamente vai diminuindo até atingir valores constantes. As forças responsáveis por esse movimento são a gravitacional e a mátrica, essa última originada nos meniscos côncavos resultantes da interação entre as fases sólida, líquida e gasosa (forças de adsorção, coesão e tensão superficial). Quando o solo se encontra relativamente seco no início da infiltração, as forças mátrica dominam o processo e, por isso, as taxas de infiltração são altas. Com o passar do tempo, essas forças vão se anulando e a força gravitacional passa a ser a principal responsável por esse movimento. O conhecimento desse processo é particularmente importante em estudos de irrigação, conservação do solo e da água, etc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário