· Sustentabilidade
Quando ouvimos falar em sustentabilidade logo vem a mentes ideais como a de telhas feitas de papel reciclado, prédios inteiros que geram a própria energia, e coisas do tipo; porém sustentabilidade não são apenas idéias inovadoras como essas, mas todo um processo que envolve a sociedade toda, (e não apenas os formadores de opinião sobre o assunto) além de ser necessária uma mudança de atitude, e a construção de uma consciência que pense no ambiente, nas implicações de sua degradação e também nos limites do planeta.
A sustentabilidade está relacionada aos limites do planeta, pois para que algo possa ser chamado sustentável é necessário que exista um equilíbrio entre o que é retido da natureza e o que a própria natureza é capaz de repor, além de ser necessário levar em conta o que a natureza é capaz de reabsorver em termos dos resíduos e também da matéria prima transformada. Porém o uso incorreto e indiscriminado dos recursos naturais gera um desequilíbrio, fazendo com que a sustentabilidade seja muito mais complicada nos moldes atuais.
E é com o capitalismo que é o modelo de desenvolvimento vigente, que foi possível a produção e o desenvolvimento de tecnologias que permitiram o aumento do conforto e instigaram o aumento do consumo em larga escala de produtos em geral. Isso somado a mudanças no modo de vida, e no padrão de consumo da população como um todo, levando ao aumento da degradação ambiental por ser necessário retirado de mais recursos naturais para suprir a demanda da população. E assim a sustentabilidade e a preservação ambiental são deixadas de lado ou mesmo esquecidas por serem consideradas até hoje como um impedimento ao desenvolvimento.
Pensa-se que a sustentabilidade e ações sustentáveis estão relacionadas à distribuição de renda. De certa forma elas se relacionam, pois uma família desfavorecida econômica e socialmente muitas vezes tem menos acesso à informação e educação que permitiriam a ela entender o que é sustentabilidade podendo assim despertar uma consciência ambiental. Porém sustentabilidade não depende somente da renda e da condição social, mas sim de outros fatores como educação e consciência de cada indivíduo, por exemplo, já que vemos casos de pessoas de classe alta e com uma boa formação não se preocupar com a questão ambiental.
Lívia Maria Michelassi Da Silva
Renan Lopes Rodrigues
Nenhum comentário:
Postar um comentário