quarta-feira, dezembro 07, 2011

Reflexões sobre EA


  • Existem atividades econômicas que não causam impacto na natureza?
  • Qual a viabilidade do desenvolvimento sustentável como meio de manter o bem-estar e a qualidade de vida da sociedade em geral?
  • É possível citar exemplos locais ou regionais? Quais?

         Não acho que existam atividades econômicas que não causem impactos na natureza, pois qualquer alteração das propriedades físicas, químicas e biológicas resultante das atividades humanas pode ser considerada como sendo um impacto ambiental. E as atividades econômicas ocorrem por meio de um produto que é extraído, transformado e distribuído, levando a um acúmulo de riquezas. Essa extração de materia prima para a geração de um produto é feita da natureza. Portanto, toda atividade econômica causa impacto no meio ambiente devido à dependência do produto para o funcionamento da atividade econômica.
        O desenvolvimento sustentável é um meio eficaz de se manter o bem estar e qualidade de vida da sociedade, pois busca relacionar a economia com o ambiente, com o fim da obtenção de riquezas de uma forma que promova a equidade e justice social, havendo uma distribuição a todos os setores da sociedade buscando melhorar a qualidade de vida da população, e isso remete à preservação do meio ambiente, já que dependemos dele para a nossa sobrevivência.

Gabriela C. Sganzerla


Acredito que não existam atividades econômicas que não causem impactos na natureza. Por menores que sejam, alguns impactos sempre existirão. E acredito também que esses impactos (poluição, degradação, entre outros) sejam causados por não haver investimentos do setor econômico a fim de evitá-los ou pelo menos amenizá-los. Esse investimento não ocorre, porque dele não se obtém um retorno imediato, que é o que a economia procura. Por exemplo, sai muito mais barato para uma industria não tratar seus resíduos e despejá-los diretamente nos rios do que tratá-los. O problema desse pensamento é que em longo prazo os prejuízos serão maiores do que os “prejuízos” que a industria teria na redução desses impactos.        
O desenvolvimento sustentável é, na minha opinião, a melhor alternativa para conciliar o bem-estar e a qualidade de vida da sociedade e o desenvolvimento econômico. É viável a partir do momento em que haja interesse tanto do setor político e econômico quanto do social e haja também um acordo entre eles.

Julia P. de Oliveira


Não acredito existir atividades econômicas que não causem impacto ambiental, se sim as desconheço. Nos modos de nossa economia, todas as atividades ocorrem em detrimento dos recursos naturais, o único que se pode fazer é amenizar esses impactos, com a utilização mais consciente dos recursos.
       
      O desenvolvimento sustentável, que tem como definição, desenvolvimento capaz de suprir as necessidades da geração atual, sem comprometer a capacidade de atender as necessidades das futuras gerações, tem sido uma das consideradas alternativas para um desenvolvimento sem esgotamento dos recursos.
      É um objetivo de difícil alcance, mas talvez seja a única forma de se manter o bem estar e o desenvolvimento que tanto almejamos, pois exige uma mudança na forma de utilização dos recursos naturais.
        Encontrei na região de Ribeirão Preto exemplos de incentivo ou tentativo de um desenvolvimento sustentável, como aquele presente no Plano Plurianual de Ribeirão Preto – 2010/2013, que visa o desenvolvimento sustentável da cidade com Ações e Projetos como: Esgoto Tratado, Lixo Mínimo, mata Ciliar, Arborização urbana, Educação Ambiental, Habitação sustentável, uso da água entre outros; destes apenas o esgoto tratado sei que é colocado em pratica.
Layara L. Malvestio

       Acredito que dizer que existe uma atividade econômica que não cause impacto a natureza, seria ingenuidade e precipitação de minha parte, já que eu penso que as atividades humanas a partir do momento que a chamamos de econômica, que são praticadas em larga escala, visam o mercado consumidor e o lucro elas causam de algum jeito impacto no ambiente já que na maioria dos casos os recursos são retirados em uma quantidade maior do que o necessário para suprir a necessidade da população que consome mais do que precisa e desperdiça grande parte do que produz. Penso também que atualmente a quase totalidade dessas atividades, por mais sustentáveis que tentem ser iram trazer algum prejuízo ou desequilíbrio para o ambiente já que é preciso suprir a necessidade da população mundial. Além dos recursos explorados estão longe do que a própria natureza consegue repor, sem falar no subproduto e nos resíduos gerados durante a cadeia produtiva.
 Se levarmos em conta que desenvolvimento sustentável é a tentativa de aliar crescimento/ desenvolvimento mais diminuição dos impactos ambientais através de alternativas podemos dizer que ele é viável porem com restrições.
- seria necessário uma mudança na visão do homem dentro da natureza, isso através do despertar e informar na educação sobre o ambiente e  como estamos relacionados com ele.
-Envolvimento maciço da população na luta pelo direito a ambiente conservado e bem cuidado como diz a lei.
Lívia Maria Michelassi Da Silva


Nenhum comentário:

Postar um comentário